Home Quem Somos Canil Filhotes Cuidados Curiosidade Contato
 

 

CUIDADOS ...

Parabéns por trazer um novo cão a sua família.Para que as primeiras semanas do seu amiguinho sejam o mais gratificante possível ,selecionamos algumas dicas e cuidados que consideramos nescessários para o sucesso da sua nova aquisição e para a felicidade de sua família.

BEM-VINDO AO LAR

Quando chega o dia escolhido para receber seu novo amiguinho , é preciso preparar a casa e tomar algumas providências. A partir de agora o filhote passa a ser seu novo filho e é assim que você vai cuidar dele,pense nele como um bebê, tenha paciência,seja dedicado e muito amoroso com o seu novo e melhor amigo.

O primeiro passo a ser dado é selecionar os locais apropriados para o seu filhote dormir, comer, brincar e fazer as suas nescessidades. Você terá que comprar uma caminha ou cesto de plástico com um colchão para seu filhote dormir, a cama ou o cesto deverá ficar em local coberto protegido de chuva, sol forte e correntes de vento.

UTENCÍLIOS NESCESSÁRIOS:

  • - comedouro ( em aço inoxidável sem tingimento )
  • - bebedouro ( em aço inoxidável sem tingimento )
  • - escovas e pentes
  • - shampoo (indicado para filhotes com efeito anti-parasitas )
  • - coleira e guia para passeio
  • - caixa para transporte
  • - brinquedos
 

ALIMENTAÇÃO:

Ração- ofereça ao filhote um alimento super premium,alimento de primeira linha, o qual o filhote deverá estar comendo no canil onde nasceu.Não troque a ração, de ao seu filhote a mesma ração que o criador vem oferecendo, é muito importante que você mantenha a mesma ração para que seu filhote não tenha problemas de adaptaçõa com um novo alimento ( ex. desaranjo intestinal ).

A ração usada deverá ser indicada para cães filhotes até o cão completar 12 meses de vida, depois troca-la por uma ração para cães adultos também super premium.A quantidade de ração diaria que seu filhote nescessita, deverá ser dividida em três porções até o filhote completar 4 meses de vida e depois em duas porções por toda a vida do animal.Não ofereça outros tipos de alimentos ao filhote, a não ser que por indicação do criador ou do médico veterinário.

Frutas- a partir do 4º mês de vida você pode oferecer frutas ao filhote, com exceção das frutas cítricas.

Água- mantenha sempre água fresca ao alcance do filhote, ofereça somente água mineral ou filtrada.

PASSEIOS:

O filhote só poderá fazer passeios depois de ter completado o programa de vacinação indicado pelo veterinário.Não exponha seu filhote a rua,parques, PET SHOP e a outros animais (com exceção aos de casa ) até que ele esteja 100% protegido depois de receber todas as vacinas.

BANHO:

Aguarde 15 dias da chegada do filhotinho a sua nova casa para o primeiro banho que deverá ser da seguinte forma : em casa ,dia de bastante calor no horário mais quente do dia ,água morna, proteção de algodão nos ouvidos para que não entre água ,shampoo para filhotes ,secagem com toalha própria e secador de cabelo (mantenha o secador a uma distância de um palmo do filhote).

Respeite um intervalo mínimo de 15 dias entre os banhos, utilize produtos para banho à seco como gel higiênizador,talcos,perfumes e outros, para limpar e perfumar seu filhote sem a nescessidade de banho com água.

Banho no PET SHOP, somente depois do programa de vacinação estar completo.

Não de banho no filhote em data próxima a vermifugação ou vacinação.

VERMIFUGAÇÃO:

Os filhotes em geral apresentam alguns tipos de verminoses,na maioria das vezes transmitidas pela mãe,é por isso que devemos executar um programa de vermifugação indicado pelo veterinário.Esse programa deve começar ainda no canil, através do criador que que em datas indicadas pelo veterinário,dará ao filhote e também a mamãe dele, o vermifugo apropriado,o criador tem a responsabilidade de passar para o novo proprietário do filhote as datas que o mesmo foi vermifugado, posteriormente o proprietário passará as datas ao médico veterinário que fará a partir daí uma programação de vermifugação.Cabe ao novo dono do filhote seguir a progamação sem falhas.

VACINAÇÃO:

Assim como a vermifugação, o progama de vacinação deverá ser feito pelo médico veterinário e o novo dono do filhote deverá executá-lo com pontoalidade. Adquira apenas filhotes vacinados com pelo menos a 1º dose de vacina aplicada pelo veterinário. Realize as vacinações somente com o médico veterinário,pontualmente nas datas estabelecidas pelo mesmo. Não compre vacina em casa de ração ou outros . Todo cão deve receber reforço anual de suas vacinas. A vacinação é o processo mais importante para o filhote, um filhote corretamente vacinado, praticamente não terá risco de contaminação por vírus e se tornará um lindo e saúdavel cão adulto.

HIGIENE:

Mantenha sempre o local e os utensílios do seu amigo o mais limpo possível,lave diariamente comedouros e bebedouros, e para o ambiente evite usar água sanitária, creolina e desinfetantes para uso geral, use apenas desinfetantes específicos para cães.

Mantenha seu cão sempre limpo,escove-o sempre,limpe seus ouvidos semanalmente,corte suas unhas a cada 15 dias ( se essas não tiverem um desgaste natural) e o mantenha livre de parasitas externos ( como pulgas e carrapatos) para isso use um produto específico contra esses parasitas.

DICAS DE SEGURANÇA:

Seja seu novo amigo um filhotinho ou um cão adulto,veja aqui dicas importantes que o ajudarão a mantê-lo fora de perigo:

-mantenha os produtos de limpeza e os produtos químicos fora do alcance dele.

-impeça o acesso do animal a plantas que sejam perigosas para cães: copo-de-leite,azaléias,rododendros,comigo-ninguém-pode,teixo japonês,espirradeira e hera inglesa.

-guarde itens frégeis em local seguro.

-esconde ou cubra os fios elétricos para que o animal não os mastigue.

-guarde em local seguro o anticongelante, o óleo para motor, os detergentes de lavar roupa e os produtos químicos para gramado.

-recolha do chão os brinquedos das crianças , pois algumas peças podem ser pequenas o suficiente pera serem engolidas pelo cão.

-use uma capa e/ou cerca protetora caso possua piscina ou banheira de água quente.

Nós do Canil DOG HUNTER esperamos ter contribuído com essas simples dicas e que elas sejam úteis para você, obrigado pela leitura !