Home Quem Somos Canil Filhotes Cuidados Curiosidade Contato
 

 

COMO SE ORIGINOU O CÃO DOMÉSTICO ?

A ciência não deu ainda uma resposta definitiva à pergunta de como se originou o cão doméstico. Não há dúvida quanto à sua classificação zoológica, a família dos canídeos, canidae. Mas ao se tentar estabelecer quando, onde e de que tronco o cão evoluiu, apresentam-se quatro possibilidades:

1º Que descenda do lobo.
2º Que descenda do chacal.
3º Que descenda de um espécie de cão selvagem, hoje extinta e da qual ainda não se teria encontrado vestígio.
4º Que descenda do cruzamento do lobo e chacal

Hoje, acredita-se que o cão doméstico descenda do lobo. E existem algumas evidências que parecem confirmar tal teoria:

* O lobo é o único membro da família canidae que apresenta a inteligência e o comportamento social altamente desenvolvidos, características também do cão.

* A formação dentária dos lobos é muito semelhente a dos cães.

* Lobos e cães podem cruzar, gerando descendência fértil (chacais e coiotes também podem).

Mas quando e onde o cão foi domesticado? Foi estabelecido que o homem domesticou o cão entre 15.000 e 13.000 anos atrás. Contudo, existem pinturas rupestres de 50.000 anos de idade, encontradas em cavernas espanholas, que mostram homens caçando com cães.

O Dingo (cão selvagem australiano) ainda é uma incógnita pois é um cão e foram encontrados fósseis de 50.000 anos atrás na Austrália. A única maneira pela qual o Dingo poderia ter chegado à este continente seria junto com o homem, como animal (semi)domesticado, antes da separação do continente asiático, a "ponte" entre os dois continentes desapareceu quando o leito do mar se elevou devido ao degelo, no período mesolítico. Estas evidências sugerem que os cães já estivessem ligados ao homem há, pelo menos, 50.000 anos.

O que é considerado certo é que o cão foi o primeiro animal domesticado pelo homem.

OS CÃES NO GUINNESS BOOK

Os cães fazem parte da seção "Animais de Estimação" do Guinness Book of Recordes.

Conheça alguns cães ganhadores de records.

Mais valioso animal do showbusiness

"Pal", o astro original de Lassie,foi o primeiro de nove machos a fazer o papel da heroína canina.Seu descedente,"Lassie IX",também conhecido como Howard,é o animal mais valioso da história,e viaja em seu próprio avião particular.

Cão de Maior Sucesso Atual

"Moose",o terrier que faz o papel de "Eddie" no seriado cômico americano Frasier,foi considerado o "cachorro mais quente" dos últimos anos pela Entertainment Weekly.Foi o astro principal de Animal Actors Show,da Universal Studios,e apareceu em vários comerciais americanos.Também foi capa da revista Live e TV Guide.

Cão escritor mais bem pago

Em 1991, a springer spaniel "Mildred Kerr",ou simlesmente,"Millie",faturou US$900.00,mais de 4 vezes o salário de seu dono,o então presidente dos EUA,George Bush quando sua autobiografia vendeu 400 mil exemplares,"ditado" à primeira-dama,Barbara Bush,Millie's Book foi descrito como " A vida da família Bush vista por baixo da mesa."

Cães mais viajados

Na década de 80, "Pumpkin Matthews",uma cadela poodle toy,cor champanhe,costuava viajar de Concorde entre suas 2 casas,uma em Nova York (EUA) e outra em Saint-Tropez,na França.Aos 10 anos de idade, "Pumpkin Matthews" já havia visitado Paris 50 vezes.
Seu filho,"Precious Pi",viaja com a mesma freqüência.

Cão mais rico

A maior quantia já herdada por um cão foi de US$15 Milhões,deixada pr Ella Wendel,de Nova York (EUA) a seu poodle, chamado Toby,em 1931.Ella pertence a uma família excêntrica,cujos cães comiam csteletas de carneiro,sevidas por mordomos particulares e dormiam em seus próprios quartos,em pequenas camas de madeira esculpidas a mão,com dossel e lençois de seda.

Supermodelos caninas

A bulldog inglêsa "Rosie Lee",com 46cm de altura e 22kg,desfilou para a coleção de 1996 do estilista decalçados Patrick Cox,posou para o fotógrafo de moda Bruce Weber para um anúncio da Pepe Jeans e apareceu em um comercial da IBM."Rosie" mora em Nova York (EUA),com seu proprietário,Nikki Perry, dono do Tea and Sympathy,um restaurante popular entre os supermodelos humanos, como Nomi Camphell e Kate Moss.

Cão mais adestrado

"Chanda-Leah", uma Poodle Toy,cor champanhe de 4 anos,de Hamilton,Ontário(Canadá), possui um repertório de 300 truques.Sua dona,Sharon Robinson,ensinou-a a tocar piano,fazer contas e soletrar."Chanda-Leah" já participou d inúmeros programas na TV americana,entre os quais Regis and Kathy Lee, The Maury Povich Show, e possui seu próprio publicitário.

Cão mais feio

"Chi-Chi", um cãode raça africana,conquistou 5 títulos do Concurso de Cão Mais Feio do Mundo,realizado em Petalnna,California(EUA).Além disso, foi o primeiro colocado no "Círculo dos Campeões" desse concurso,no qual os vencedores dos 25 anos anteriores competem entre si.O cão foi descrito pela National Enquirer como "Alienígena especial" e por seu dono, Doris Beezley,como "cão de pernas tortas a aparência de porco.""Chi-Chi" já participou de vários programas de TV e é personagem principal da tira da quadrinhos chamada "The Ugliest Dog".

Cão mais pesado

É um Mastiff Inglês,chamado Aicama Zorba of La Susa,nascido em 26/09/1981,pertencente a Chris Eraclides,de Londres,Inglaterra.Zorba tem 94cm de altura e pesa 155,58 kg.

Cão mais alto

É um Dogue Alemão,chamado Shmgret Danzas, nascido em 1975 e pertencente á Wendy e Keith Camly, em Keynes, Inglaterra o cão media 1054 cm e 1,66 cm com o pelo eriçado pesava 108 kg e morreu em 1984.

O maior farejador

É um Dobemann Pinscher, chamado Saver e treinado pelo policial Herbet Kruger, que farejou um ladrão de animais por 160 km através do Great Karoo, na África do Sul.

O cão mais velho

Foi um pastor australiano, chamado Bluey, pertencente a Les Hall, de Vitória, Austrália. Ele chegou a idade de 29 anos e 5 mesês, trabalho com gado e ovelhas e foi sacrificado em 14/11/1939.

ENTENDA O QUE SEU CÃO LHE DIZ COM A CAUDA.

Os cães possuem um excelente termômetro para indicar seu "estado de espiríto", a cauda.

Através do movimento da cauda o animal espressa seus sentimentos.

Abanos rápidos e amplos,normalmente significam alegria/contentamento e quando são "curtos", denotam confiança.

Cauda entre as pernas,é sinal de medo/covardia.Dura e imóvel,estado de alerta e quando esta fca frouxa e baixa,indicam subordinação.

Para os machos em processo de "corte", a cauda mostra-se dura e trêmula.

CONHEÇA OS CÃES MAIS FAMOSOS DO MUNDO.

AIBE: Famoso por seu desempenho nas caçadas,era um Wolfhound que chegou a ser cobiçado pelo rei Connacht da Irlanda,no século XII.O rei ofereceu seis mil vacas em troca do cão.

BALTO: Cão esquimó,liderou uma matilha de cães que em 1925,em meio a uma tempestade de neve,levou a partir da cidade de Nevada,o soro contra a difteria para os habitantes de Nome.Distancia percorrida:1050 KM.

CÉRBERO: Segundo a mitologia grega,possuia três cabeças e tinha como tarefa proteger e guardar e submundo e o inferno.

CESAR: Terrier de estimação do rei Eduardo II,da Grã-Bretanha.Quando este faleceu,CESAR acompahou o enterro andando a frente de reis e primcipes da época.

LAIKA: É a primeira viajante espacial do mundo (1957).

BARRY: São Bernardo que em 1800 salvou 40 pessoas que ficaram perdidas na neve dos Alpes Suíços.

ARGOS: Segundo a mitologia era o cão de Ulisses e único a reconhecer o Herói grego quando esta finalmente retornou à casa,20 anos depois,vestido de mendigo.

RIM TIM TIM : Pastor Alemão,foi resgatado ainda filhote,numa trincheira alemã durante a 1º guerra pelo capitão Norte-Americano Lee Duncan e virou astro de filme em Hollywood nos anos 20,e entre 1922 e 1931 participou de longas metragens além de seriados.

LASSIE: O Collie mais famoso do cinema,na verdade era o macho Pal,que apareceu pela 1º vez no cinema em 1943.Ao todo foram 9 filmes,além de programas de rádio e seriados para TV.


fonte: geração animale e "A inteligência dos cães"